Monday, June 27, 2005

Aaron Siskind, José Luís Neto · MNAA


Comecei ontem a maratona às exposições de fotografia do LISBOAPHOTO 2005.
E ao olhar para a agenda já fiquei triste de saber que vou perder a exposição do Aqueduto das Águas livres... acaba dia 30.

Em contrapartida, as exposições destes fotógrafos, no MNAA, valeram bem a pena.
Aaron Siskind:
São fotografias que chegam a tocar no patamar da pintura. São imagens muitos plásticas, orgânicas.
Lembrei-me de algumas fotografias minhas, quando fotografo paredes e escritos. Mas o meu intuito é puramente estético e Siskind tem um objectivo mais profundo - criar a total abstracção da realidade. Criar significações novas a partir de realidades conhecidas. Desprender-nos do real.

José Luís Neto:
Apresenta um conjunto de vultos, fantasmas e figuras anónimas presentes em fotografias dos bairros históricos de Lisboa.
O ponto de partida são fotografias do espólio fotográfico do Arquivo Fotográfico de Lisboa.. fotografia fotográfico fotógrafo fotografante...
Um abordagem interessante que levou-me a fantasiar e a imaginar histórias possíveis...

Não me apetece escrever mais.
Mais vale ver com os próprios olhos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home